terça-feira, 25 de novembro de 2008

Geração Pilha Fraca???



Sinceramente não sei o que acontece!!! A alguns anos quando comecei nesse mundo de Rap, Hip Hop e toda essa loucura, não tínhamos o acesso que se tem hoje. Em primeiro lugar os estúdios que existiam eram onde as bandas de rock gravavam, eram caros e nós não sabíamos nem o que fazer em um estúdio!!! Hoje em dia é muito fácil!! Quase todo mundo tem um PC em casa!! Baixa meia dúzia de programas na internet, mete uma placa de som baratinha, liga um microfone e sai gravando!!!!!!!

CLARO que a qualidade não será das melhores mas a uns anos atrás essas gravações eram feitas em aparelhos 3 em 1 (mas tu é velho ein oh) que gravavam fitas K7, essas fitas eram passadas de mão em mão, para amigos, namoradas que copiavam e davam para os primos que moravam em outra cidade e esses que eram os “DJs” das extintas reuniões dançantes se encarregavam de fazer a divulgação para o público que freqüentavam as garagens adolescentes de sábado a noite.

Hoje em dia você pode gravar um som em um dia, nesse mesmo dia postar essa musica na internet em qualquer lan house existente nas esquinas da vida, postando esse som e se você tiver uma noção básica de divulgação, com as ferramentas que você encontra na mesma Lan em alguns minutos você já mandou seu som para milhares de rádios espalhadas por todo mundo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Então alguém me reprima se estiver errado: ESSA GERAÇÃO QUE VEIO APÓS A MINHA É MUITO DEVAGAR!!! Pow parece que sempre estão esperando pelos mais velhos ao invés de abrir seu espaço!!! Conquistamos nosso espaço que não é muito grande com muito suor, gastamos milhares de fitas K7, além de todas as vezes que tivemos q carregar pic ups em ônibus, trens e afins para mostrar o som nos festivais (que na época eram praticamente o único lugar q tínhamos pra tocar), e o mais interessante é que nessa época todo mundo conhecia as musicas uns dos outros!! só na base da fitinha e dos festivais, tinha um programa de rádio na já extinta rádio princesa, depois o ritimos de baile da também extinta METRÔ FM e com essas ferramentas preparamos esse terreno que se tem hoje!

Só que o ser humano nunca gostou do caminho mais fácil! Essa é única explicação que vejo para a atual cena praticamente inexistente do RAP gaúcho!!! Pouquíssimas festas de qualidade, poucos grupos com real qualidade sonora, pouca ou nenhuma divulgação para o grande público, um programa de TV que prefiro nem comentar e programas de rádio que não tocam o som de POA em maior número talvez por falta de qualidade dos grupos....

Mas isso tudo é para fazer um pedido!!! DEDIQUEM SE, SE QUEREM O MESMO O HIP HOP FAÇAM O QUE FOR PRECISO PARA MOSTRAREM SEU SOM, OU SUA DANÇA, OU SEUS RISCOS para o maior número de pessoas possível!! Mas sempre lembrando!!! ZELEM PELA QUALIDADE!!!!

Lembrem se sempre que somos um “movimento” criado a margem de uma sociedade sempre tão preconceituosa com coisas novas ou simplesmente diferentes!!!

LUTEM, CORRAM ATRÁS, FAÇAM POR MERECEREM SEU ESPAÇO... METAM A CARA MESMO!! AUMENTEM O ESPAÇO QUE JÁ TEMOS PARA QUE POSSAM SE ESPALHAR E AGREGAR MAIS COISAS E IDÉIAS AS QUE JÁ EXISTEM!!!

ENTÃO!! MÃOS A OBRA!!

5 comentários:

ZineRS disse...

Bom, todos sabem o quanto eu concordo plenamente com essa opinião...Será que o Milk vai ser "ameaçado" como eu, por dizer umas verdades para os "acomodados do rap"????
É ótimo mais alguém dizer umas verdades, por que só reclamar do tal de sistema é muito fácil, QUERO VER FAZER!!!!!!
Talento tem de sobra por aqui, o que falta é inicitiva e saber aprender com os erros para crescer cada vez mais...

Carol Anchieta
ziners-ziners.blogspot.com
www.noize.com.br
www.adversus.com.br

Perfil disse...

Dahora o blog, já havia acessado...sobre o post concordo plenamente. Só acho q o nosso erro é achar que todo mundo tem a mesma capacidade de produzir cultura, não funciona assim, cada um tem sua personalidade e acúmulo sobre a cultura, quando se mistura politica, religião ou ideologia ae fica mais evidente.
Nem todo mundo é capaz de produzir com qualidade por "n" fatores, o principal no meu ponto de vista é capacitação (estudo, informação), nem com a mesma preocupação ampla (mercado, sociedade) da cultura nem com a mesma identidade mesmo fazendo parte de um mesmo movimento cultural como o hip hop que tem diversas facetas e recortes sociais. O assunto é longo...

Sucesso na caminhada Milk!

Jean
Alvo

Amanda Faia disse...

Infelizmente tudo isso é verdade. Mas eu acho que por justamente estar tudo de mão beijada, o povo aprendeu a consumir o que vem até a ele. E nunca ir atrás. Justamente por tudo está tão globalizado (um video no YouTube atinge zilhões de pessoas) não se tem a mesma gana de antes. Nem para ouvir música, nem para produzi-la.

E os novos artistas comodistas esperam SIM que alguém pegue na mão e apresente. Mas pra mim o pior de tudo está na criação! Ninguém se preocupa em inovar. É sempre aquele lugar comum que eu, por ser locutora de rádio, não aguento mais.

A qualidade da gravação pode ser ótima, o vocal bom, mas se estiver no lugar comum, se não tiver nada que te destaque da multidão NÃO VAI ROLAR.

E como o Milk disse, tá td aê! De mão beijada. É só ter um pouco de criatividade, visão e boa vontade.

http://twitter.com/OFICIALPROJÉTIL disse...

Primeiramente ....parabéns pelo blog ai tiu...sobre o post ai...só o que tenho a dizer que tem gente correndo de verdade ...e fazendo som de qualidade ...logo logo vai sair pra rua alguns bons trabalhos e acredito que isso de uma ajuda na reação...que ...realmente é necessária e urgente ...
Ahh...flando nisso nessa sexta feira vai estreiar um projeto aqui pelos blogs

www.meurapminhapoesia.blogspot.com

e

www.suldarima.blogspot.com

cuja a primeira música será de minha autoria e falará exatamente sobre a situação do rap daqui da cidade ....
Bom tá feito o convite ...
quem se interessou sexta feira baixem o som Eu Protesto nos blogs acima citados ...

B.I.G.

TR.O.PA
SULDARIMA
RITMO E POESIA Á MODA ANTIGA
2.0.0.S.E.M.P.R.E.

Um abraço ai milk ...até a boa...

TCHÊ!!!

Milkshake disse...

certo Big!! tbm acho q tem gente que se pucha e muito .. só que o que acontece é que a minoria que se pucha as vezes é pressionada para trazer de arrasto quem ta só de embalo!! e isso é triste né!! já vi o nosso rap passar por algumas crises e acho q ainda é tempo de reverter essa!!!